Por milhares de anos, o Cometa 15P/Finlay tem bombardeado a órbita da Terra, deixando rastros de poeira pelo caminho do nosso planeta, mas estranhamente, nunca houve uma chuva de meteoros. Até agora! Em 27 de setembro, a Terra atingiu uma esteira de detritos deixada pelo cometa Finlay, e uma chuva de meteoros nasceu.
"É chamada de chuva de meteoros Aridas, porque os meteoros irradiam da constelação de Ara, o Altar, no extremo sul", explica Peter Jenniskens, do Instituto SETI, cujas câmeras de meteoros na Nova Zelândia e no Chile detectaram a mini-explosão de 13 meteoros.
E a chuva não parece ter acabado. A Terra está prestes a atingir outra esteira de detritos do cometa Finlay, o que pode desencadear uma verdadeira tempestade de meteoros!
"Prevemos um encontro em algum momento entre 6 de outubro às 22:00 UTC (19h00 pelo horário de Brasília) e 7 de outubro às 01:00 UTC (22h00 pelo horário de Brasília)", disse o astrônomo Quanzhi Ye, da Universidade de Maryland. "As previsões variam de 50 à 1.100 meteoros por hora!"
Comentários
Postar um comentário