Nasa anuncia nova data de lançamento do telescópio James Webb

FOTO:DIVULGAÇÃO

O telescópio espacial James Webb terá, finalmente, seu lançamento em 18 de dezembro de 2021. A agência espacial americana Nasa confirmou a data após assegurar que o sucessor do Hubble, avaliado em US$ 10 bilhões (R$ 52,72 bilhões), passou nos testes finais de integridade e funcionalidade.

A informação foi confirmada também pela agência espacial europeia (ESA) e pela Arianespace SA, a empresa privada responsável pelo lançamento, que será feito a bordo de um foguete Ariane 5 saído da base de lançamento em Kourou, na Guiana Francesa.

FOTO:DIVULGAÇÃO

A participação da ESA no lançamento do telescópio se dá como uma troca de favores: a agência europeia deixará a Nasa usar a sua estrutura para o foguete, obtendo assim a permissão de tempo de observação espacial pelo objeto.

Segundo seus aspectos técnicos, o telescópio espacial James Webb será consideravelmente mais poderoso que o Hubble – algo perto de 100 vezes mais aprimorado, aliás, de acordo com o seu site oficial. Com isso, ele será capaz de observar frequências de luz bem mais longas do que o seu predecessor – basicamente, enxergará galáxias bem mais antigas, quase primordiais.

FOTO:DIVULGAÇÃO

“A ESA está orgulhosa com o lançamento do James Webb em um foguete Ariane 5 especialmente adaptado para essa missão”, disse Daniel Neuenschwander, Diretor de Transportes Espaciais da agência europeia. “Nós estamos dentro do cronograma, o ‘espaçoporto’ está preparado para essa carga extraordinária, e os componentes do Ariane 5 para esse lançamento estão funcionando bem. Estamos no máximo de nosso compromisso, junto de outros parceiros do [James] Webb, para o sucesso dessa missão única em nossa geração”.

Comentários